/

Tradições natalinas: como elas surgiram?

Tradições natalinas: como elas surgiram?

 

O Natal é aquela época do ano que vai além das fronteiras culturais, unindo pessoas ao redor do mundo em celebrações muito especiais e únicas. É o período em que as tradições natalinas tornam tudo mais mágico, não é mesmo? 

Mesmo que em cada lar exista um costume diferente, sempre há aquelas tradições que fazem sucesso. Hoje vamos falar um pouco sobre como esses costumes surgiram, bora lá?

 

Leia +: Tenha uma relação saudável com a comida nas festas de fim de ano
Leia +: 10 dicas para aproveitar o fim de ano numa boa 

 

Uvas passas na comida 

Esta é uma tradição bem antiga e é associada a diferentes culturas. Mas uma das explicações mais aceitas é que este é um costume medieval europeu, em que as uvas passas eram consideradas um ingrediente luxuoso e caro e, por isso, associado  à prosperidade e abundância. 

Sendo assim, durante as festividades de Natal, momentos de celebração e compaixão, as uvas passas eram usadas para enriquecer bolos, pães e outros pratos. 

Além disso, a tradição também está ligada às práticas religiosas. A uva, em sua forma original ou como passa, é um símbolo de fecundidade e vida. Na época natalina, a inclusão de uvas passas em receitas pode ter sido uma maneira de simbolizar a renovação

A disseminação desta tradição ao redor do mundo pode ter ocorrido com as migrações e trocas culturais, à medida que as tradições de Natal foram sendo compartilhadas entre diferentes regiões.

 

Montagem do presépio 

Já a tradição de montar presépios remonta ao século XIII, e é atribuída a São Francisco de Assis. A história conta que, em 1223, São Francisco quis criar uma representação viva do nascimento de Jesus Cristo durante as celebrações do Natal.

Ele montou um presépio em uma gruta próxima à cidade de Greccio, na Itália, com uma representação do Menino Jesus, da Virgem Maria, de São José, dos pastores, e de animais.

A ideia de usar figuras e cenários para recriar o momento do nascimento de Jesus ganhou popularidade rapidamente, espalhando-se por outras regiões  do País e, posteriormente, por toda a Europa. A tradição do presépio, então, passou a ser incorporada nas celebrações de Natal em todo o mundo cristão.

Já a palavra “presépio” tem origem no latim “praesepium”, que significa “curral” ou “estábulo”. 

Ao longo do tempo, a tradição evoluiu, diferentes culturas e regiões adicionaram elementos locais e adaptaram a representação, o que faz da tradição uma parte significativa de muitos lares e igrejas ao redor do mundo.

 

Amigo secreto 

Essa é uma tradição que tem uma origem um pouco incerta, mas existem várias teorias! Se liga: 

 

  • Tradição nórdica 

Existe uma teoria que acredita que os povos germânicos praticavam algo semelhante ao que a gente conhece como amigo secreto durante o solstício de inverno. As festividades incluíam presentear uns aos outros de forma anônima como uma maneira de promover a generosidade e a solidariedade durante os meses mais frios do ano.

 

  • Costume corporativo 

Nos Estados Unidos e em alguns lugares da Europa, a troca de presentes anônima, muitas vezes chamada de “Secret Santa”,  tornou-se popular em ambientes de trabalho e grupos de amigos durante o Natal. A prática foi adotada como uma maneira divertida e econômica de presentear sem a pressão financeira associada a presentes mais tradicionais.

  • Estratégia comercial 

Já uma terceira teoria diz que a tradição pode ter sido promovida pelos comerciantes e lojas, como uma estratégia para aumentar as vendas durante o Natal. Já que a ideia de presentear de forma anônima poderia incentivar as pessoas a comprar mais. 

 

Tradições são únicas

Apesar de serem costumes universais, cada família tem a sua própria maneira de celebrar o Natal e as suas próprias interpretações das tradições natalinas, tornando a data ainda mais especial. E aí na sua casa, qual é a tradição que não pode faltar? 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa