/

3 curiosidades sobre carros elétricos que vc ainda não conhece

3 curiosidades sobre carros elétricos que vc ainda não conhece

O que antes era sonho tecnológico virou realidade e ocupa cada vez mais as ruas do Brasil e do mundo. Os veículos que funcionam totalmente ou parcialmente por meio da propulsão elétrica representaram 10% das vendas de carros no mundo em 2022, tendo a China e a Europa como seus principais compradores. Aqui, no nosso país, já são mais de 100.000 automóveis desse tipo circulando e os números só devem aumentar.

 

Leia +: Os avanços da tecnologia no meio automotivo 

Leia +: As principais mudanças na lei de trânsito em 2023 

 

Os carros elétricos não precisam de petróleo, carvão ou gás para rodarem e, por conta disso, se tornaram uma alternativa muito mais sustentável, revolucionando a indústria automotiva. Essa característica faz com que alguns especialistas acreditem que em um futuro próximo, outros tipos de veículos deixem de circular e de serem regulamentados. Por tudo isso, preparamos algumas dicas práticas para você saber mais desses possantes do hoje e do amanhã.

 

Como funciona e onde encontrar abastecimento?

Nem álcool, nem gasolina. Como o nome diz, o que mantém esses carros em movimento é a energia elétrica. Por conta disso, existem alguns pontos de recarga especiais para os veículos. Hoje, no Brasil, já são cerca de 1250 estações, com uma concentração de 47% desses pontos em São Paulo.

Para encontrar esses lugares é bem simples. Basta buscar por “estações de carregamento” no Google Maps ou aderir ao aplicativo PlugShare que conta um mapa colaborativo para informar sobre os abastecimentos.

 

E quais são as peculiaridades desse tipo de carro?

Um dos detalhes mais interessantes dos carros elétricos é como seu motor faz menos ruído do que o dos veículos tradicionais. O fato de não ter queima de combustível torna tudo mais silencioso e proporciona trajetos mais tranquilos para quem está dirigindo.

Uma curiosidade relacionada a isso é que a União Europeia pediu para que as fabricantes produzissem um som artificial, dessa forma, pedestres e outros motoristas conseguem prever a aproximação e evitar possíveis acidentes.

Outra característica relevante é que mesmo sendo ainda mais caro que os outros tipos de veículos, os carros elétricos são mais econômicos em sua manutenção. Seus sistemas internos são mais minimalistas e eficientes, exigindo menos de toda engenharia. Sendo assim, ele necessita menos reparos e seus consertos costumam a ter valores que são cerca de 15% mais baixos do que dos outros tipos de veículos.

 

 IPVA: paga ou não paga? 

Por fim, a pergunta de milhões: esse tipo de carro exige o pagamento do IPVA? Antes de responder é importante mencionar que essa regra varia de estado para estado. No entanto, algumas regiões brasileiras realmente não contemplam o pagamento do imposto.

Os estados e federações que fazem a isenção completa do IPVA são: Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraná, Pernambuco e Piauí. Outros lugares contam com condições especiais, realizando uma isenção parcial do imposto, são eles: Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Por fim, alguns outros estados estão com projetos de isenção caminhando nas Assembleias Legislativas, ainda sem definir se o desconto será total ou parcial. Isso acontece na Bahia, no Espírito Santo, em Goiás, no Mato Grosso, no Pará e em Rondônia. As outras regiões não citadas pagam o imposto normalmente.

 

Carros desses exigem uma proteção à altura

Com tantas vantagens que se conectam com o futuro do mundo automobilístico, o carro elétrico também merece um seguro moderno. Nosso Seguro Auto já faz a cobertura desse tipo de veículo e seguimos ligados para criar uma proteção 100% personalizada para qualquer necessidade, acelerando por um mundo mais tecnológico e sustentável.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa