5 mudanças na CNH em 2023
A Carteira Nacional de Habilitação começa 2023 totalmente renovada! É isso aí, quem for renovar ou tirar a CNH este ano, vai notar as diferenças na paleta de cores e inclusão de novas informações E as mudanças não param por aí: as regras de validade e o limite de pontos também mudaram.
E a gente vai te explicar em detalhes todas essas novidades. Bora?
Leia +: IPVA 2023 fica mais caro: Confira o porquê!
Leia +: Veja como trocar de carro em 2023
Novo visual da CNH
Vamos começar pela nova paleta de cores. Antes, o documento tinha o verde escuro como cor principal, e agora você vai perceber uma mescla de tons mais claros de verde, amarelo e azul.

Além disso, também houveram mudanças sutis na disposição das informações. O município e o estado de nascimento estão juntos à data; a assinatura agora fica embaixo da foto do motorista – e no seu lugar, ficou o quadro “Observações”.

Outras novidades são:
- Inclusão de um quadro ilustrado com diferentes tipos de veículos que indicam a categoria em que o condutor se enquadra;
- Inserção das letras “P” ou “D” para identificar permissão para dirigir ou carteira definitiva, respectivamente;
- Informações traduzidas para o inglês e espanhol para facilitar o uso fora do país;
- Indicação de restrições médicas do condutor ou se usa óculos.
Novos prazos de validade
As novas regras do Código de Trânsito Brasileiro alteram as datas de validade da CNH definitiva, que variam de acordo com a idade. Se liga:
- Motoristas com até 49 anos: CNH válida por 10 anos;
- Condutores de 50 até 69 anos: o documento é válido por 5 anos;
- Já as pessoas com mais de 70 anos precisam renovar a CNH a cada 3 anos.
Flexibilização do limite de pontos
Antes da mudança, a carteira poderia ser suspensa quando se somasse 20 pontos quaisquer fossem as infrações cometidas. A partir de agora, funciona assim:
- Nenhuma infração gravíssima: limite de 40 pontos;
- Uma infração gravíssima no período de um ano: limite de 30 pontos;
- Duas infrações gravíssimas ou mais em um ano: o limite para a suspensão da carteira permanece em 20 pontos.
Multa por excesso de peso
Agora, os veículos que transportam carga poderão ser multados caso ultrapassem o limite de peso por eixo da estrutura. Será uma infração média e custará ao motorista R$ 130,16 mais 4 pontos na carteira. E o valor pode dobrar! Se o automóvel for de uma empresa e não constar a identificação do condutor, a multa fica na casa dos R$260.
Segurança em primeiro lugar
Todas as mudanças na CNH vieram para trazer mais segurança aos condutores e ao próprio documento, ou seja, dificultar fraudes e falsificações.E quem também está sempre ligado em segurança é a Youse! Por isso, na hora de ficar tranquilo para rodar por aí é só contar com o Seguro Auto e as assistências e coberturas personalizadas que te acompanham em todos os caminhos.