Como funciona o parcelamento do IPVA em atraso?
Em 2025, o calendário de pagamento do IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, começou a valer em 13 de janeiro. Caso você não esteja na categoria de isenção, trata-se de uma taxa obrigatória que deve ser paga anualmente por quem tem automóveis, camionetas, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos, caminhões, caminhões-tratores ou similares, novos ou usados, licenciados no Brasil.
Este ano, para veículos usados passíveis de taxação, a Secretaria da Fazenda e Planejamento estabelece que:
- os contribuintes têm a opção de pagar o IPVA em cota única com desconto de 3% em janeiro, com data limite vinculada ao estado em que o veículo está licenciado e ao final da placa
- e o pagamento parcelado do tributo pode ser feito em até cinco vezes, sendo o início ainda em janeiro, com data limite pré-fixada também a depender do estado e do final da placa do veículo
O pagamento parcelado do IPVA é uma opção que oferece facilidade e a possibilidade de planejamento aos contribuintes que não querem ou não têm como desembolsar o valor integral junto às diversas outras contas do início do ano.
Caso você seja uma das pessoas que optou pelo parcelamento em 2025 e tenha deixado de pagar alguma das parcelas do IPVA no prazo correto, não se preocupe: existem opções para regularizar a situação do seu veículo.
Como funciona o parcelamento do IPVA atrasado?
O parcelamento do IPVA atrasado é uma alternativa oferecida pelos estados brasileiros para facilitar a quitação da dívida. As regras e os prazos variam conforme a legislação de cada estado e conforme a situação do atraso, por isso, é super importante que você cheque como funciona na região onde seu veículo está licenciado antes de entender de qual forma seguir.
Em geral, as opções funcionam da seguinte forma:
Atraso no início do pagamento parcelado: Se você deixou passar o dia de vencimento da primeira parcela, o caminho é pagar o IPVA em cota única, ou seja, à vista, sem desconto. Para veículos usados, o prazo costuma ser até fevereiro, em data limite determinada pelo final da placa; para veículos novos, em até 30 dias da data da Nota Fiscal; e para caminhões e caminhões-tratores, até abril.
Atraso em uma das parcelas após o início do pagamento parcelado: Se você deixou passar uma das parcelas após o início do pagamento parcelado, ainda é possível manter essa forma de pagamento pagando a parcela atrasada com juros e multa, e seguir com as demais de acordo com o calendário de vencimento.
Atraso em mais de uma parcela após o início do pagamento parcelado: caso você não pague duas parcelas, a opção do pagamento parcelado, mesmo com juros e multa, pode deixar de existir. Aí será preciso pagar todo o restante em uma única parcela, acrescidas as taxas cabíveis. Em muitos estados, porém, é possível dividir o valor da dívida em até 12 vezes. Antes de parcelar, verifique se o seu estado oferece essa opção e quais são os requisitos.
Como consultar o valor do IPVA atrasado?
Para consultar o valor do IPVA em atraso, siga estes passos:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado.
- Insira os dados do veículo, como RENAVAM e placa.
- Confira os valores devidos, incluindo multas e juros.
Se preferir, você também pode fazer a consulta presencialmente em postos de atendimento.
O que acontece se eu não pagar o IPVA?
O IPVA não pago ou em atraso pode se tornar uma dívida ativa, então organize suas finanças para manter as parcelas em dia e não deixe de quitar esse valor caso tenha débitos no veículo, mesmo que você não esteja usando no momento ou use mais esse automóvel.
Atrasar o IPVA também impede a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), ou seja, o “documento do carro”. Sem ele, seu veículo perde o direito de circular e pode ser multado e recolhido até a regularização da situação fiscal.
Campanhas estaduais para quitação de dívidas do IPVA
Você sabia que muitos estados oferecem campanhas para incentivar a regularização de dívidas do IPVA? Em 2024, iniciativas como “IPVA em dia”, no Rio de Janeiro, “Acordo IPVA Paulista”, no estado de São Paulo, incluíram descontos em juros e multas, condições especiais de parcelamento e até mesmo programas de renegociação online.
Sempre pesquise sobre as campanhas locais e aproveite essas oportunidades para quitar seu débito com condições mais vantajosas.
Regularizar o IPVA em atraso pode parecer complicado, mas com organização e planejamento é possível resolver a situação e ficar numa boa. E fica a dica: além de te ajudar na organização financeira, oferecemos suporte para solicitar a restituição do IPVA em casos de roubo ou furto do veículo. Conheça a nossa assistência Restituição de IPVA, que te auxilia a recuperar dinheiro em caso de imprevisto.