Como transferir a propriedade de um veículo? Confira o passo a passo!
Vender e comprar um veículo é uma conquista, mas pode ser uma experiência confusa, principalmente quando se trata de fazer a transferência da propriedade do automóvel, não é mesmo?
Leia +: O que é apólice de seguro?
Leia +: Como funciona o Seguro Auto por Km
Ao contrário do que aparenta, o processo é bem simples! E nós descomplicamos todos os passos pra que você entenda como funciona.
Passo 1: Documentação
Para começar o processo de transferência, você precisa reunir toda a documentação necessária. São vários documentos, dá só uma olhada:
- Documento de identidade com foto;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
- Formulário de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) preenchido;
- Comprovante de pagamento da taxa de transferência e de emissão do novo CRLV.
Ah, e você também precisa do CRV (Certificado de Registro de Veículo) assinado com firma reconhecida em cartório pelo antigo dono do veículo e também um laudo de vistoria veicular feito pelo Detran ou por uma empresa credenciada.
Passo 2: Verifique os Débitos
É muito importante que, antes de transferir o veículo, você se certifique que não tem débitos em aberto. Como por exemplo multas, IPVA ou licenciamento atrasados, se sim, quite tudo antes para evitar problemas.
Passo 3: Transferência
Assim que a transação de compra e venda for confirmada, você pode dar início ao processo e com toda a documentação em mãos, é hora de começar a transferência. Você pode ir pessoalmente ao Detran ou fazer tudo online pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
No app, encontre a seção “Veículos” e selecione o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do automóvel que você deseja transferir. Nessa mesma página, clique na opção “Iniciar Venda Digital”, faça a validação biométrica e preencha alguns dados do novo proprietário.
Você precisará enviar o documento para que o novo dono assine digitalmente e também faça uma validação biométrica. Ah, todas as etapas desse processo podem ser acompanhadas dentro do app, viu?
É importante lembrar que o novo proprietário tem até 30 dias para fazer a transferência, e isso começa a contar desde o dia da venda.
Último passo: Vistoria e pagamento de taxas
Após a vistoria e o pagamento das taxas do Detran do seu estado, o Detran irá confirmar a transferência, e você poderá verificar o novo documento (CRLV) no aplicativo. A transferência de veículo é um processo muito importante para garantir que o carro esteja no seu nome, evitando problemas futuros.
Sempre por perto pra descomplicar a sua vida
Sabe o que também pode ser feito 100% online? Seu Seguro Auto Youse. As coberturas e assistências são 100% personalizáveis para se adequar ao seu estilo de vida. E o melhor: a contação é totalmente digital! Afinal, de carro novo na garagem a segurança é um item indispensável.