/

Os 5 problemas mais comuns nos carros

Os 5 problemas mais comuns nos carros

 

Quem tem ou quer comprar um carro, precisa se preocupar com a manutenção. Além da manutenção preventiva e preditiva — aquelas que ajudam a evitar problemas maiores —, alguns veículos precisam de reparos mais profundos, sobretudo os automóveis mais antigos. E em épocas de produção baixa nas fábricas e vendas de usados nas alturas, os cuidados com os carros seminovos ganham destaque no cenário automotivo atual.

Mas o que realmente costuma quebrar em um veículo? Essa resposta depende muito de carro para carro e, principalmente, sobre como foi feita a manutenção desde os primeiros quilômetros rodados. Tirando carros que vêm com “vício” de fábrica — defeitos da linha de montagem —, elencamos 5 problemas mais comuns que você precisa saber antes de colocar um automóvel na garagem.

 

1. Problemas no motor e superaquecimento

Um motor à combustão trabalha com altas temperaturas. Para equalizar essa calorimetria, é preciso que todo o sistema de arrefecimento (resfriamento) esteja em ordem, com os líquidos dentro da validade e sem vazamentos. Quais líquidos ajudam a resfriar o motor? O principal é o líquido de arrefecimento, que é aquele que percorre todo o motor e é resfriado pelo radiador. Mas o óleo lubrificante também tem um papel importante para evitar o superaquecimento do propulsor.

Segundo Tenório Júnior, reparador automotivo, deixar de cuidar do sistema de arrefecimento pode trazer vários problemas, mas o principal é não estar atento à saúde do veículo como um todo: “superaquecimento pode causar danos irreversíveis como, por exemplo, fundir o motor. Vazamento de óleo também é muito comum. Contudo, de maneira geral, a falta de manutenção é o que pode acarretar em inúmeras falhas no propulsor: filtros entupidos, velas queimadas, cabos de velas em péssimas condições, bicos injetores que já não funcionam por causa da péssima qualidade do combustível e muitos outros. Manutenção preventiva é o ideal para não ficar pelo caminho.”

Se precisar de uma mãozinha nessa manutenção, a Youse oferece, através do Seguro Auto, a Assistência de Reparos Completos, uma mão na roda para garantir que seu carro fique sempre numa boa.

 

 

2. Bateria arriada

Você sabia que no inverno há maior incidência de falha da bateria automotiva? Isso ocorre porque o acumulador de energia do carro é formado por uma mistura de ácidos e metais e é a reação química entre eles que produz eletricidade. Quando a temperatura ambiente está mais baixa, é comum que essa reação química tenha mais dificuldade para iniciar.

Em decorrência disso, a bateria também faz mais esforço para dar a partida no motor e é nessas condições que ela fica sobrecarregada e para de funcionar. Dica: uma bateria automotiva dura, em média, dois anos e meio. Se a sua já estiver próxima dessa validade, vale antecipar a troca para não ficar na mão.

Se a bateria do seu carro acabar e não tiver nenhum socorro por perto, não esqueça da Assistência Reboque da Youse. Com ela, você garante uma carona para o seu veículo até a oficina da sua confiança.

 

3. Transmissão

A transmissão tem esse nome justamente porque é ela quem leva a força do motor para as rodas. Para esta transferência de potência e torque acontecer com eficiência, muitas peças e engrenagens estão no meio do caminho. Se o câmbio for automático, a quantidade de componentes é ainda maior e, obviamente, as chances de ter um problema também aumentam. O ideal é consultar sempre o manual do proprietário para não ficar com dúvidas sobre a manutenção do câmbio.

Muitos carros possuem transmissões que não demandam substituição do óleo da transmissão, mas nem todos são assim. Para evitar vazamentos, problemas com trocas de marchas e até travamento do câmbio, peça sempre para o seu mecânico de confiança checar a caixa de marchas, incluindo o gerenciamento eletrônico nesta checagem.

Se o câmbio do seu carro quebrar e ele precisar ficar mais tempo na oficina, com a assistência Carro Reserva você garante um carro extra enquanto o seu fica no conserto.

 

 

4. Problemas na suspensão

O conjunto de suspensão é quem aguenta todo o peso do carro — nos mais populares gira em torno de 1.300 kg e aproximadamente 2.000 kg nos SUVs e picapes grandes. Para manter toda a segurança e conforto para rodar por aí, os amortecedores, molas e barras estabilizadoras estão sempre trabalhando e, com isso, o desgaste é algo natural, sobretudo se considerarmos as ótimas condições das nossas vias (contém ironia).

Uma suspensão danificada não gera apenas desconforto e barulhos, ela pode ser o principal fator em um acidente pelo fato de estar diretamente ligada à estabilidade do veículo. Um carro que balança muito ou que tem alguma peça quebrada pode ficar tão instável ao ponto de fazer o motorista perder o controle. 

“O motorista do carro geralmente não percebe quando os amortecedores já não estão mais funcionando direito. É comum os carros chegarem à oficina com os batentes dos amortecedores estragados porque eles não apresentam sintoma, dificultando a identificação por parte do proprietário”, alertou o mecânico Tenório Júnior. Por isso, fazer a substituição das peças e andar sempre com os amortecedores em dia auxilia também na segurança.

 

 

5. Freios

Além da suspensão, freios são importantíssimos para a segurança ativa do carro. E assim como quase todas as peças de um veículo, os freios também desgastam e precisam de cuidados. Substituir as pastilhas e verificar o fluido de freio é imprescindível para ter um alto poder de frenagem, mas o alerta do reparador Tenório Júnior é para as manutenções mal-feitas: “é normal encontrar freios traseiros sujos e desregulados, pois poucos mecânicos desmontam, limpam e regulam, mas deveriam”.

Se você for comprar um veículo usado, não esqueça de solicitar o histórico de manutenção/revisões. E a Youse também pode te ajudar com isso através da assistência Serviço de Histórico Veicular, verificando o estado do automóvel na Checkauto. Lá você vai conferir o histórico dos seguros que o carro já teve; casos de roubo ou furto; IPVA e DPVAT pendentes; multas e restrições de compra. É uma mão na roda para ficar #numaboa

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa