Perdi minha CNH e agora? Saiba como solicitar a segunda via
Se você precisar de uma nova carteira de motorista porque perdeu, teve sua CNH roubada ou furtada ou até por conta do mau estado de conservação, pode pedir a segunda via do documento. A solicitação pode ser feita pela internet ou pessoalmente no Detran do seu estado. Para pedir a segunda via da CNH você precisa ter a habilitação com foto, dentro do prazo de validade e em situação regular – nem suspensa, nem cassada, tá?
Você também não pode solicitar nenhuma alteração de dados para a segunda via, como mudança de sobrenome ou de categoria. É importante lembrar que o novo documento vai ter a mesma validade da sua CNH original, já que esse processo é diferente da renovação. As taxas de emissão e os custos de envio pelos Correios, no caso da solicitação online, variam de acordo com o Detran de cada estado.
Saiba +: Como transferir os pontos da CNH?
Saiba +: Novo RG: ainda preciso andar com a CNH?
Como pedir a segunda via da CNH
Você pode fazer a solicitação da segunda via online pelo site do departamento de trânsito de seu estado. É só fazer um cadastro no portal para criar seu login e uma senha de acesso. Nesse caso, o documento será entregue na sua casa pelos Correios. Então é muito importante manter seu endereço atualizado na hora de fazer o cadastro, viu? Se você preferir retirar a nova CNH pessoalmente, lembre de levar o protocolo e um documento de identidade original.
Também é possível fazer a solicitação da segunda via comparecendo ao Detran. Aí, você precisa levar seu RG e CPF originais, além de um comprovante de residência (confira os documentos necessários no site antes de ir). Para fazer a retirada quando o documento ficar pronto, você vai precisar apresentar toda documentação mais o comprovante de pagamento da taxa.
Perdi minha CNH, eu levo multa?
O Código de Trânsito Brasileiro passou por algumas mudanças e o motorista que não estiver com a carteira de habilitação ou com o licenciamento do carro em mãos não recebe mais multa nem tem o veículo retido. Isso desde que o agente de trânsito possa obter as informações sobre o condutor e o veículo consultando o banco de dados oficial online. Aí, o motorista tem 30 dias para apresentar o documento ao órgão de trânsito responsável e não ter os pontos computados na CNH.
Para não correr o risco de perder o documento, também é possível levar a carteira de motorista no seu celular. Desde de julho de 2018, os documentos digitais começaram a ser emitidos em todo o país e possuem o mesmo valor jurídico da versão impressa. A CNH digital fica armazenada em um aplicativo e deve ser aceita por qualquer agente de segurança ou de trânsito. Saiba como usar a CNH digital.
….
Ah, e você já conhece o Seguro Auto Youse? Com ele, você fica sempre numa boa no trânsito. Clique aqui e conheça!