Cuidados contra a dengue: prevenção é o melhor remédio
Apesar do número de casos de dengue estar cada vez mais alto, nem todo mundo sabe o que fazer para se proteger do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que se prolifera em água parada. Com a chegada do verão e das chuvas, a reprodução do mosquito aumenta, tornando a prevenção da dengue ainda mais importante. Para que todos possamos ficar em segurança, que tal conferir algumas dicas práticas e simples? Assim, a gente evita a dengue e nos protegemos.
Segundo especialistas, a fêmea do mosquito é a responsável pela picada que transmite doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zika. De acordo com estudos, a fêmea vive cerca de 30 dias, e, nesse período, ela pode se reproduzir até cinco vezes.
E por que a fêmea precisa de sangue? Porque ela utiliza a proteína presente no sangue humano para produzir os ovos. A cada reprodução, são cerca de 100 ovos depositados em áreas próximas à lâmina d’água, que podem ser distribuídos em locais diferentes. Ou seja, uma única fêmea pode produzir 500 novos mosquitos. E um alerta: os ovos podem resistir até um ano e só eclodir em contato com a água.
Por isso é importante não só eliminar a água, mas também lavar os recipientes, a fim de exterminar possíveis ovos que já tenham sido depositados. O desenvolvimento de um mosquito adulto, a partir da larva, acontece em apenas oito dias. 😱
Combatendo a proliferação da dengue:
- Retire água parada de qualquer recipiente: vasos de plantas, pneus, calhas, garrafas, etc.
- Limpe calhas e lajes periodicamente: elimine folhas e outros detritos que possam acumular água. Uma simples folha pode ser o criadouro de milhares de mosquitos.
- Mantenha caixas d’água tampadas: utilize tampas vedadas e faça a limpeza regular. O uso de redes também impede a passagem do mosquito.
- Lembre-se: mantenha as lixeiras tampadas e faça a limpeza regular.
- Descarte pneus velhos: leve a um ponto de reciclagem ou descarte de forma adequada.
Proteja-se do mosquito:
- Use repelentes: escolha repelentes com DEET, icaridina ou IR3535 e siga as instruções do fabricante. Esses repelentes são mais eficazes e trazem menos irritação à pele.
- Use telas de proteção: instale telas em portas e janelas para evitar a entrada do mosquito.
- Use roupas compridas: especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, quando os mosquitos são mais ativos.
- Mantenha o ambiente ventilado: abra portas e janelas para facilitar a circulação de ar.
Cuidados com o quintal:
- Mantenha o quintal limpo: corte a grama, retire entulhos e elimine qualquer objeto que possa acumular água.
- Cubra ralos e tampas de bueiros: impeça a entrada do mosquito em locais com água parada.
- Trate piscinas e tanques de água: utilize cloro ou outro produto adequado para eliminar larvas do mosquito.
Se você se sente mal e acha que está com dengue, seguem aqui os sintomas da doença:
- Febre alta 🤒
- Dor de cabeça
- Dor muscular e articular 💪🏾
- Náuseas e vômitos 🤮
- Falta de apetite
- Manchas vermelhas na pele
Em caso de sintomas, procure atendimento médico imediatamente. Caso ainda esteja com dúvida, a Youse possui a Assistência 2ª Opinião Médica do Seguro Vida. Com ela, você pode solicitar uma segunda opinião médica de um Centro Médico Hospitalar especializado, dentro e fora do nosso país. Lembre-se: a prevenção é a melhor forma de se proteger contra a dengue. Siga as nossas dicas e escolha ficar numa boa. Você estará protegendo sua casa e sua família. Por isso, reserve diariamente apenas 10 minutos do seu tempo para verificar vasos, pneus, garrafas e possíveis focos de acúmulo de água. Aplicando essas dicas, você também traz mais segurança para a sua comunidade contra a dengue. Faça sua parte e fique numa boa!