/

Descomplicando começos: bora pro pilates?

Descomplicando começos: bora pro pilates?

 

Mesmo que pareça que o pilates tenha se popularizado só recentemente, a prática já existe há bastante tempo. Os primeiros indícios surgiram na época da I Guerra Mundial, na Inglaterra, onde o enfermeiro alemão Joseph Hubertus Pilates foi preso pelas autoridades britânicas e começou a ensinar as atividades físicas que havia criado com o objetivo de manter o bem-estar físico e mental de seus parceiros de pavilhão.

 

Leia +: Já pensou nas metas para 2024?

Leia +: Play na saúde: saiba como praticar o autocuidado no dia a dia

 

Pelo nome já deu pra perceber de quem se trata, não é mesmo? 

O criador do pilates emigrou para os Estados Unidos após a guerra, para aprimorar o seu método. Ele abriu um estúdio em Nova York na década de 20, e a partir daí a prática ficou famosa entre dançarinos e atletas e continua crescendo até hoje. 

 

Já pensou em praticar pilates? 

 

A Vanessa Licciardi sim! A prática se revelou mais do que um simples exercício físico; tornou-se um remédio para seu corpo e alma. O estúdio de pilates funciona como um refúgio, onde ela se desconecta do mundo digital e se reconecta consigo mesma. 

Ela destaca que um incentivador foi contar com a companhia da irmã para as aulas, que não só a animava nos momentos desafiadores, mas também a incentivava nos dias de preguiça. Pegou a dica, né? 

Vanessa enfatiza que o pilates não é só pra quem sente dores, ele é indicado para todos os tipos de corpos, de todas as idades, afinal todo mundo pode se beneficiar dos inúmeros benefícios pra saúde. 

Ficou curioso(a)? Dá só uma olhada na história completa aqui

 

Por que praticar pilates? 

 

Listamos aqui os principais benefícios desse exercício, se liga: 

 

Fortalecimento muscular: melhora a estabilidade e previne lesões. 

Melhora a postura: com foco na consciência corporal, os exercícios ajudam a corrigir a postura e alinhar a coluna vertebral. 

Aumento da flexibilidade: a prática aumenta a amplitude do movimento nas articulações e reduz a rigidez muscular. 

Alívio do stress e ansiedade: a ênfase na respiração profunda e concentração durante os exercícios ajuda a acalmar a mente. 

Melhora na coordenação e equilíbrio: os exercícios exigem muita concentração e controle, o que ajuda a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio. 

Prevenção de lesões: a prática fortalece os músculos estabilizadores e por isso ajuda a prevenir lesões nas costas e articulações. 

Melhora na circulação: praticar pilates regularmente auxilia na entrega de oxigênio e nutrientes aos tecidos, promovendo a saúde cardiovascular. 

Consciência corporal:  desenvolve uma maior consciência sobre os movimentos do corpo, promovendo uma conexão mente-corpo muito benéfica para o dia a dia.

 

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa