Play na saúde: dicas para construir vínculos saudáveis
Vamos imaginar uma situação juntos? Olha só:
Sua melhor amiga chega toda empolgada pra te contar uma novidade. Mas você está cansada ou cansado e acaba não dando tanta atenção à notícia. Com isso, ela fica chateada e passa um tempo sem mandar mensagem. O que você faz? Manda mensagem? Chama pra conversar? Ou espera a chateação passar?
Essa é uma oportunidade de conversarmos sobre a construção de vínculos saudáveis, mesmo em meio à rotina corrida. Afinal, somos seres sociáveis, e manter relacionamentos nos ajuda a enfrentar os desafios do dia a dia com mais leveza.
Vínculos saudáveis: o que fazer para manter bons relacionamentos sem abrir mão dos próprios limites?
O primeiro passo para a criação de vínculos é a compreensão. E aqui vale considerar que somos humanos, temos erros e acertos. Estamos cheios de sentimentos que precisam ser acolhidos, não criticados. O mesmo serve para o tratamento com aqueles que estão ao nosso redor, sempre lembrando que eles também são compostos por uma imensidão de emoções que devem ser respeitadas.
Com isso, podemos destacar as seguintes ações:
Comunicação sincera e escuta ativa
O que você faz enquanto ouve alguém contar algo? Escuta com atenção ou começa a formular sua resposta?
A escuta ativa propõe seguir a primeira opção à risca, focando no conteúdo da fala da outra pessoa ao invés de já se preparar para responder. Desta forma, aquilo que está sendo dito se torna a coisa mais importante no momento, sendo possível captar todas as informações e nuances, dando a devida atenção ao outro.
Da mesma forma, falar de forma sincera, sem tentar encobrir os próprios sentimentos é essencial para construir uma boa relação, não só com o outro, mas também consigo.
Respeito e flexibilidade
Entender onde estão os pontos de divergência e, principalmente, saber respeitar e estar disposto à mudança farão com que atritos do dia a dia sejam facilmente resolvidos. A flexibilidade nesse caso vem junto à abertura para perdoar, colocando-se à disposição para entender o ponto de vista do outro com respeito.
Seja presente
Relacionamentos, amorosos ou não, são construídos com altos e baixos. Nem sempre celebramos vitórias, às vezes, precisamos ser o ombro amigo que acolhe o choro e a tristeza. Ser presente é justamente a forma de mostrar que a relação é profunda e estável, e que da mesma forma que a outra pessoa pode contar com você, quando precisar, você também poderá contar com ela.
É uma troca justa de esforços, respeitando os limites de cada um.
As dicas acima foram concedidas pela psicóloga Laura Potrich, e você pode assistir ao vídeo completo no Instagram da Youse.
Saúde mental em pauta!
A Youse acredita que cuidar da saúde mental é essencial para aproveitar a vida ao máximo! Por isso, com o seguro de vida, você desfruta de diversos benefícios, como auxílio nutricional, fitness, psicológico, check-up médico, entre outros. Tudo para que você possa cuidar da mente e do corpo com facilidade e tranquilidade. Vem se cuidar com a gente? Bora nessa!