Como evitar acidentes domésticos
Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença para garantir mais conforto, tranquilidade e segurança no seu lar
O que você pode ajustar hoje para deixar sua casa ainda mais acolhedora e preparada para qualquer situação? Cuidar da segurança do lar vai além de só mais uma tarefa da vida adulta: é uma forma de demonstrar carinho e zelo por quem amamos.
Além de proteger crianças, idosos, pets e pessoas com deficiência de acidentes em casa, quando o lar é pensado para as necessidades de cada membro da família, ele se torna um espaço ainda mais acolhedor e inclusivo para todos.
Saiba mais: O que o Seguro de Vida Youse tem de diferente dos outros seguros por aí?
Saiba mais: As principais coberturas que um seguro residencial precisa ter
Quer saber como criar um ambiente mais seguro, funcional e confortável para todo mundo? Aqui vamos compartilhar dicas práticas e fáceis para proteger quem você ama e curtir sua casa sem preocupações.
1. Pisos e superfícies antiderrapantes: mais estabilidade no dia a dia
Ao escolher revestimentos para áreas como cozinha, banheiro e quintal, dê preferência a materiais antiderrapantes, que oferecem mais aderência e estabilidade. Esses ambientes costumam ser áreas mais molhadas ou suscetíveis ao derramamento de líquidos, então ajuda na prevenção de quedas um piso com mais atrito, mais rugoso e poroso.
Além disso, tapetes são uma ótima solução para deixar nossa casa mais acolhedora. Também para evitar que alguém caia ou escorregue, prefira os com base de borracha ou os que são feitos de materiais mais pesados. Em todo caso, garanta que o tecido fique bem preso embaixo de móveis pra que nenhuma dobra ou ponta solta seja um enrosco no meio do caminho.
2. Boa circulação pra ir e vir
Uma casa organizada e bem distribuída, além de muito mais prática no dia a dia, também é mais segura. Evite colocar muitos móveis em áreas de grande circulação e procure deixar livre o fluxo de passagem.
Em corredores, por exemplo, prefira móveis estreitos e elimine objetos decorativos que possam causar tropeços. Já na sala de estar, reorganize o mobiliário para criar um layout mais espaçoso, com sofás e mesas alinhados às paredes, liberando a área central.
Se possível, aposte em móveis sob medida ou reconfigure o espaço para criar ambientes funcionais somente com aquilo de que você realmente precisa.
3. Escolha móveis com quinas arredondadas
Quem nunca topou com o dedinho no canto de um rack ou bateu a canela em uma mesa de centro? Além de desconfortáveis, esses impactos podem ser ainda mais perigosos para crianças pequenas e idosos, que têm maior risco de quedas ou ferimentos.
Optar por móveis com quinas arredondadas e adicionar protetores de silicone aos cantos é uma solução simples e eficaz para evitar machucados e garantir mais segurança. Assim dá para curtir os momentos em casa sem preocupações, mesmo com os pequenos explorando cada cantinho da sala.
4. Eletrodomésticos e eletroportáteis que geram calor
Itens como fogões, ferros de passar e micro-ondas são grandes aliados no dia a dia, e, como estão sempre em uso, merecem uma atenção especial.
No fogão, dê preferência por colocar as panelas nas bocas traseiras e posicione os cabos sempre pra dentro para dificultar o acesso de crianças e evitar um esbarrão acidental.
Ao usar o micro-ondas, escolha recipientes adequados e ajuste o tempo com atenção. Lembrando que alumínio e metais nem pensar, ok? Esses materiais podem gerar faíscas e danificar o aparelho, além de representar um risco de incêndio. Prefira recipientes de vidro, cerâmica ou plástico próprios para micro-ondas.
Depois de passar roupas, modelar o cabelo ou usar quaisquer outros objetos que sejam fonte de calor, dê uma checada se o aparelho já esfriou e, depois disso, guarde-o em um local seguro e ventilado. É importante sempre ficar por perto quando esses itens estiverem ligados porque pode ser que nem todo mundo esteja ciente de que já estão ou ainda estão aquecidos.
Caso tenha crianças em casa, bloqueie as saídas elétricas com uma tampa protetora.
5. Armazenamento estratégico
Criar um espaço dedicado para objetos frágeis, pesados, pontiagudos ou produtos químicos é uma ótima forma de organizar e proteger tanto a família, quanto o lar.
Por mais que alterem a rotina ou a estética da casa, colocar produtos de limpeza, ferramentas e remédios em prateleiras mais altas, dentro de armários fechados ou em gavetas com possibilidade de trava é muito mais seguro quando existem crianças ou animais por perto.
6. Invista em uma boa iluminação
Uma casa bem iluminada não só é mais acolhedora, como também contribui para prevenir acidentes domésticos. Ambientes com pouca luz podem dificultar a visualização de obstáculos, aumentando o risco de tropeços, quedas ou esbarrões, especialmente em corredores, escadas e entradas.
Invista em lâmpadas de LED com boa intensidade, luminárias estrategicamente posicionadas e sensores de presença em áreas de passagem. Além disso, luzes noturnas em quartos e banheiros ajudam a evitar incidentes durante a madrugada, oferecendo praticidade sem comprometer o conforto.
7. Aposte em barras de apoio e suportes de sustentação
Barras de apoio são excelentes aliados para tornar o ambiente doméstico mais seguro e acessível. Instaladas em áreas estratégicas como banheiros, escadas e corredores, elas oferecem mais estabilidade e confiança, especialmente para idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
8. Tenha um bom seguro de vida e de residência
Contar com um Seguro Residencial Youse pode ser um excelente passo para garantir mais tranquilidade e proteção para sua família e seu lar. Com 9 coberturas e 11 assistências, o Seguro Residencial Youse oferece proteção para eventos como incêndio, danos elétricos, roubo de bens, e até perda de aluguel. E mais: você tem assistência em situações inesperadas, como emergência pet, cuidado para as crianças e assistência para eletrodomésticos.
Já no Seguro de Vida você pode incluir assistências como a Acessibilidade, que contempla a instalação de barras de segurança, adaptação de vasos sanitários e pias, instalação de torneiras com alavanca ou sensor eletrônico, além da adaptação de fechaduras e maçanetas, instalação de assentos no box, luzes de emergência e até a construção de rampas de acesso para facilitar a mobilidade pela casa.
Com um seguro Youse, você personaliza as coberturas e assistências diretamente pelo aplicativo, garantindo que a sua casa fique protegida do seu jeito e com toda a praticidade que você merece.
Olha só algumas das vantagens:
- Pague como uma assinatura: o Seguro Residencial da Youse é pago mês a mês, sem comprometer o limite do seu cartão de crédito.
- Altere quando quiser: no app, você pode ajustar as coberturas e assistências sempre que precisar, conforme sua rotina e necessidade.
- Assistências 24h: você pode acionar a qualquer momento, seja pelo aplicativo ou ligando para nosso time.
Viu só? Com algumas mudanças simples e cuidados práticos, é possível criar um ambiente muito mais seguro, organizado e cheio de energia positiva. Tá esperando o que pra deixar sua casa e sua família ainda mais protegidas?