Dia da Acessibilidade: 8 dicas para fazer do seu cantinho um ambiente acessível
Leia +:
https://start.youse.com.br/mobilidade/como-deixar-a-casa-mais-segura-e-acessivel-para-os-idosos
Leia +:
https://start.youse.com.br/dia-a-dia/6-dicas-para-deixar-casa-mais-acessivel
Dia 05 de dezembro é o Dia da Acessibilidade, que tem como proposta trazer uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência e também sobre os desafios que ainda precisamos enfrentar, em busca de tornar a sociedade mais inclusiva.
A acessibilidade é para todos
Quando se fala em acessibilidade, é comum pensar que ela serve apenas para pessoas com deficiência, idosos ou pessoas em situação temporária de necessidades especiais, como alguém que teve sua mobilidade reduzida por um acidente e está em fase de recuperação.
Mas a verdade é que a acessibilidade beneficia a sociedade como um todo ao oferecer condições de maior igualdade e a possibilidade de convivência em todos os espaços, entre pessoas com e sem necessidades especiais.
A acessibilidade não deve estar presente apenas em espaços físicos, mas também em espaços virtuais. Ela pode se apresentar, por exemplo, como um site que oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, ou transmissões ao vivo, filmes e séries que disponibilizam recursos como legendas descritivas ou versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Oito dicas para deixar sua casa acessível
Mudanças simples podem adaptar o seu lar e fazer dele mais seguro e acessível.
Listamos aqui algumas dicas para você que quer deixar a casa pronta para ser usada por todos, com ousadia e confiança.
- Opte por pisos antiderrapantes
Na hora de escolher o revestimento do chão, procure por peças que não deixem os pés escorregarem durante a caminhada.
2. Fique atento à iluminação dos ambientes
Usar uma boa iluminação é importante para garantir a segurança de pessoas com visão reduzida, além de facilitar o uso dos espaços por idosos e pessoas que usam bengalas, andadores ou carregam bebês de colo.
3. Deixe os vãos das portas livres
Além de manter as portas com o tamanho padrão recomendado de, pelo menos, 80 cm de largura, é importante não bloquear a passagem com objetos que impeçam a circulação.
4. Prefira banheiros amplos
Se for construir, opte por banheiros amplos. Agora se você mora em uma casa alugada, dá pra fazer do banheiro mais seguro com o uso de barras de apoio. Você encontra no mercado boas opções que usam ventosas de pressão para a fixação. Assim, não precisa de quebra-quebra na instalação!
5. Instale rampas com corrimão
Prefira rampas ao invés de escadas. Se a sua casa já tem escadas, é possível instalar rampas removíveis por cima ou ao lado delas. Mas fique atento à inclinação máxima recomendada: é bom consultar um especialista para ajudar nesse cálculo, ok?
6. Adapte maçanetas e torneiras
Maçanetas com uma aderência ruim podem ser desafiadoras para quem tem mobilidade de mãos e dedos reduzida. Portanto, prefira as que possuem alavanca em vez das redondas ou daquelas muito escorregadias. Já no caso das torneiras, escolha as que são acionadas com apenas um toque.
7. Fique atento à altura das bancadas
Ao construir ou reformar, observe a altura das bancadas: elas devem ter em torno de 1m20 de altura. Já as pias e o fogão devem ter vãos livres na parte debaixo, para que uma cadeira de rodas possa se encaixar enquanto as tarefas são realizadas.
8. Instale tomadas mais altas
Tomadas a meia altura colaboram para a acessibilidade e reduzem o acesso de crianças a esta instalação. Assim você e sua família ficam numa boa!
Acessibilidade e ousadia é com a Youse!
Sabia que a Youse tem uma Assistência Acessibilidade exclusiva para quem contrata o Seguro Residencial? Com ela, você conta com a ajuda de um especialista para auxiliar nas adaptações de segurança no seu lar. Muito legal, não é mesmo? Passe lá no site ou app e contrate do seu jeito!