/

Guia da casa inteligente: como automatizar a casa

Guia da casa inteligente: como automatizar a casa

Descubra como transformar o lar em uma casa inteligente . Aprenda a automatizar a casa, integrar dispositivos e otimizar seu dia a dia com tecnologias.

Imagine acordar e, antes mesmo de abrir os olhos, sentir o cheirinho do café recém-passado invadindo o quarto. Na caixinha de som toca sua playlist preferida enquanto as cortinas se abrem automaticamente, deixando a luz do sol entrar com suavidade. A temperatura está perfeita, porque o ar-condicionado ajustou o clima ideal enquanto você dormia, e a geladeira te ajuda com as opções para a primeira refeição da manhã.

Parece cena de filme futurista? Pois saiba que essa realidade não apenas já é possível como, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/TIC) do IBGE, só até 2022 já eram 9,9 milhões as moradias com internet no Brasil que já contavam com algum aparelho que torna a casa inteligente.

Saiba mais: Como saber se a tomada é 110v ou 220v?

Automatizar a casa não é apenas um luxo ou uma ideia para quem ama ou entende muito de tecnologia. É também uma maneira prática de trazer mais conforto, segurança e eficiência para o dia a dia. Seja com pequenos ajustes ou um sistema totalmente integrado, a tecnologia está aqui para facilitar sua vida. Que tal dar o primeiro passo para transformar seu lar em uma casa inteligente?

O que é uma casa inteligente?

Sabe quando você pede pra assistente virtual acender as luzes da sala ou preparar o ambiente para um climinha de cinema, suavizando a luz e ligando a TV no seu streaming favorito? Uma casa inteligente é uma casa equipada com dispositivos conectados à internet que permitem automação e controle de diversas funções a partir de um aparelho central. Isso inclui desde iluminação e climatização até sistemas de segurança e eletrodomésticos.

Os dispositivos das “smart homes”, como também são chamadas por aí, são integrados principalmente via Wi-Fi ou Bluetooth. A partir dessa conexão é possível programar o funcionamento dos eletrônicos e eletrodomésticos para casarem com a sua rotina, ou até mesmo serem acionados sem que você precise mover um dedo. 

Por que e como automatizar a casa?

Automatizar a casa traz uma série de vantagens, como mais conforto, segurança, economia e, por que não?, diversão no dia a dia. Além da programação de dispositivos para a eficiência energética, a automação permite a personalização dos ambientes, o que torna a experiência dentro de casa mais lúdica e a sua cara.

Para transformar sua casa em uma casa inteligente, você pode investir em alguns dispositivos essenciais, como:

  • Assistentes virtuais: Google Assistant, Alexa e Siri permitem controlar outros dispositivos inteligentes apenas por comandos de voz – e, de quebra, ainda têm muito bom humor.

  • Lâmpadas inteligentes: possibilitam ajuste de cor e intensidade de luz, além de programação para ligar e desligar automaticamente conforme horários pré-estabelecidos.

  • Câmeras e fechaduras inteligentes: dispositivos de segurança como esses permitem o monitoramento remoto em tempo real tanto dentro, quanto fora de casa, e o acesso por senha ou biometria. Algumas fechaduras inteligentes ainda podem ser programadas para destravar automaticamente quando o morador se aproxima.

  • Tomadas e interruptores inteligentes: Além de transformarem o acionamento de eletrônicos convencionais, ajudam a reduzir o consumo de energia ao desligar automaticamente aparelhos fora de uso. Com programação via aplicativo, também dá pra criar rotinas para momentos específicos.

  • Termostatos e ar-condicionado smart: garantem um ambiente sempre na temperatura ideal, com ajustes automáticos baseados nas preferências do usuário e sensores que detectam a presença de pessoas no cômodo. Além disso, que tal estar fora de casa e já conseguir deixar o ar refrigerando o ambiente antes mesmo de você chegar?

Qual o valor de uma casa inteligente?

Tudo depende dos seus sonhos, objetivos e, claro, orçamento disponível. Dá pra começar com investimentos baixos, adquirindo um aparelho de assistente virtual e algumas lâmpadas e tomadas inteligentes. Assim já é possível transformar uma cafeteira elétrica convencional, por exemplo, pra ser acionada por voz ou pelos dispositivos móveis, e fazer com que apenas as luzes do corredor acendam quando você se levantar à noite para ir ao banheiro. 

Se você está começando, priorize justamente esses itens que facilitam sua rotina, como iluminação, climatização e segurança. Aos poucos, conforme você pega o jeito e entende o que realmente faz sentido no seu dia a dia, você pode expandir para outros equipamentos, como sensores que regam as plantas automaticamente, persianas automatizadas, ou um aspirador robô que faz o trabalho pesado enquanto você fica de pernas pro ar.

Ao mesmo tempo, se segurança for prioridade, vale guardar um pouco mais e investir em um sistema integrado com câmeras, sensores de movimento e alarmes pelos quais você pode monitorar diretamente do celular tanto sua casa, quanto sua família ou mesmo seus pets.

Um ponto importante é buscar aliar qualidade e praticidade. Como qualquer tecnologia, os dispositivos inteligentes precisam de cuidados. Manter softwares atualizados, garantir boa conexão de Wi-Fi e contar com um seguro residencial que ofereça suporte para eletrodomésticos pode evitar dores de cabeça.

Para garantir que nenhum imprevisto atrapalhe a facilidade trazidaspelos seus aparelhos, contar com uma cobertura para eletrodomésticos no seguro residencial faz toda a diferença. Com esse serviço, você protege seus dispositivos contra picos de energia, garante o conserto de equipamentos essenciais e tem suporte 24h para caso precise de um eletricista para resolver problemas técnicos com rapidez. Já foi conferir o que o Seguro Residencial Youse oferece pra proteção do seu lar? Se sua casa já é inteligente, seu seguro também precisa ser.

Artigos mais acessados

Pra vc ficar numa boa