Qual a diferença entre furto e roubo?
Você já se perguntou qual é a diferença entre furto e roubo? Embora muitas pessoas pensem que se trata do mesmo tipo de delito, há distinções bem importantes que na hora de acionar o seguro, por exemplo, fazem toda diferença.
Neste guia completo, a gente te explica as características de um furto e de um roubo, com exemplos bem práticos pra que você consiga identificar logo de cara se algo acontecer com o seu veículo ou casa. Além de descobrir o passo a passo de como acionar o seu seguro Youse nessas situações. Bora lá?
Leia +: Como deixar a sua casa numa boa antes de viajar
Leia +: Como acionar o Seguro Auto?
O que é roubo?
Na definição ao pé da letra é o ato de tomar algo de alguém usando força, ameaça ou violência. Como os casos de assalto à mão armada, roubos de veículos e invasões domiciliares. No roubo há uma interação direta entre a vítima e a pessoa que está cometendo o ato, geralmente envolvendo ameaças e violência.
Existem diferentes tipos de roubo, o majorado e o qualificado. O roubo majorado envolve agravantes, como o uso de arma de fogo. Já o roubo qualificado é quando há o envolvimento de circunstâncias específicas que aumentam a gravidade do crime, como lesões corporais graves ou a invasão da residência da vítima à mão armada.
Significado de roubo na prática
Vamos imaginar uma situação em que chega uma entrega na sua casa, pode ser de comida ou algum pacote. Você vai receber e em seguida é rendido, agredido e uma ou mais pessoas invadem sua casa, quebram coisas e levam objetos de valor. Isso pode ser classificado como roubo.
O que é furto?
Já a definição de furto, é o ato de pegar algo de alguém sem o uso da força ou ameaça direta. Isso acontece quando a vítima não está presente ou não percebe de cara o que está acontecendo, sabe? Por exemplo, o seu celular é furtado pela manhã e você só se dá conta no início da tarde.
E assim como nos casos de roubo, há diferentes tipos de furto. Existe o furto simples e o qualificado, o furto simples é caracterizado pela ausência de qualquer confronto físico, em que o objetivo da pessoa que está furtando é pegar algo de valor sem que o dono perceba.
Por exemplo, se você estacionou seu carro na rua para ir ao restaurante e quando voltou do jantar não encontrou seu veículo, isso é um furto simples.
Já o furto qualificado é quando há agravantes por algumas circunstâncias específicas, como ameaça, arrombamento ou invasão de propriedade.
Por exemplo, você viajou por alguns dias e sua casa foi invadida durante a noite, arrombaram a porta e quebraram vários objetos, além de terem sido furtados os itens mais valiosos. Nesse caso, a invasão da propriedade e o arrombamento, tornam o furto qualificado.
Como eu aciono meu seguro em casos de roubo ou furto?
Se o roubo ou furto acontecer com a sua casa ou veículo, a primeira atitude é acionar a Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência. Depois disso, você deve avisar a gente o mais rápido possível!
Você pode fazer isso via chat no aplicativo ou ligar no telefone e falar com o nosso Time de Ajuda. Assim que falar com a gente, nossa equipe vai te orientar sobre os próximos passos com relação a documentação que deve providenciar pra que você fique numa boa.