O Open Insurance está na fase dois: o que isso significa de verdade?
O Open Insurance é um tema que tem sido muito falado ultimamente no mundo dos seguros. Mas, antes de detalhar sobre a fase dois, é legal que a gente esclareça o que é essa iniciativa.
E para explicar de uma forma bem simples, vamos relembrar o Open Banking, você lembra dele? É uma iniciativa que permite que outras empresas tenham acesso aos seus dados bancários, desde que você autorize, é claro. E o Open Insurance vai no mesmo caminho, mas para o mercado de seguros.
Leia +: Você é o ponto de partida!
Leia +: 3 Dicas de seguro que você não sabia!
O Open Insurance é uma forma de permitir que outras empresas, além das seguradoras mais tradicionais, possam ter acesso aos dados de seguros, como por exemplo, histórico de sinistros e informações sobre o seu perfil como segurado.
Ah, e é bom explicar que as empresas que estão envolvidas na iniciativa são seguradoras autorizadas pela Susep. O órgão é a Superintendência de Seguros Privados, autarquia da Administração Pública Federal, e é responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros.
Mas, as seguradoras só podem ter acesso ao compartilhamento dos dados, após o seu consentimento. A proposta é facilitar a vida dos usuários e dar autonomia sobre o que fazer com esses dados, e não mais ficar armazenado somente com uma empresa, o que te ajuda a fazer a gestão dos seus seguros.
A Youse saiu na frente e já oferece um seguro mega personalizado! Mas, como bons fãs de inovação, também embarcamos no Open Insurance e hoje a gente vai te explicar o que significa a fase dois, onde a iniciativa se encontra atualmente.
Bora lá?
Open Insurance fase dois, o que isso quer dizer?
Como a gente explicou ali em cima, a iniciativa possui o mesmo conceito do Open Banking porém, não está tão avançada.
Hoje o OPIN (Open Insurance) está em sua segunda fase, onde acontece o compartilhamento de dados entre as empresas que oferecem os serviços de seguros. É uma forma de permitir que as empresas troquem informações entre si, desde que você, como consumidor, dê a sua autorização.
Este compartilhamento de dados, como a gente explicou, oferece uma visão mais ampla do seu perfil e, com isso, as empresas podem oferecer serviços mais personalizados e adequados para as suas necessidades.
E também te dar a oportunidade de realizar a gestão dos seus dados, em uma área que armazena todo o histórico dos seus compartilhamentos de dados entre as seguradoras.
Compartilhar esses dados aumenta a competitividade no mercado e oferece serviços cada vez melhores e mais adequados a cada perfil de consumidor.
É importante lembrar também que o compartilhamento de dados só pode ser feito com a sua autorização e seguindo as normas de privacidade e proteção de dados, viu!
E qual é a próxima fase do Open Insurance?
A terceira e última fase é quando o OPIN (Open Insurance) será “colocado em prática”, ou seja, os consumidores terão acesso à plataforma e poderão gerenciar os seguros que já possuem ou que desejam contratar.
Ao compartilhar os seus dados, você pode receber cotações em diversas seguradoras participantes, realizar a intenção de sinistro, endosso, tudo através de uma plataforma chamada SPOC.
A SPOC permite que o usuário centralize apólices de diferentes seguradoras e faça a intenção do endosso, sinistros, e até inicie uma cotação com base nos seus dados.
Por exemplo, imagine que você tem um carro e já tem um seguro com uma empresa, mas você quer fazer uma viagem de férias e precisa de um seguro para seu veículo durante esse período.
Com o compartilhamento de dados, outras empresas podem ter acesso às informações do seu seguro atual e oferecer um serviço específico para essa ocasião, com preços mais atrativos, sacou?
Na fase 3, as seguradoras participantes do Open Insurance, vão ter uma integração com a SPOC, o que irá permitir que o usuário faça uma iniciação de serviço e/ou contratação, a partir do seu compartilhamento de dados com a SPOC.
Porém, toda essa terceira fase de integração ainda está em desenvolvimento!
Onde fica a Youse nesta revolução?
Bom, nós já oferecemos seguros personalizáveis de acordo com as suas necessidades e com o Open Insurance uma nova porta se abre para que a gente possa inovar ainda mais!
Vamos conseguir analisar cada histórico de segurado de forma ainda mais individual, e proporcionar uma oferta única a cada perfil de segurado. E aí, bora abraçar essa novidade juntos?