Youse dá dicas para contratar seguro Auto
A opção por contratar um seguro de forma independente tem se tornado cada vez mais comum entre os consumidores. Na plataforma digital de seguros Youse, aproximadamente 7 em cada 10 clientes escolhem personalizar seus contratos e cerca de 80% realizam o processo de forma autônoma através do aplicativo ou do site, selecionando as coberturas e assistências desejadas. Para auxiliar os clientes neste momento e garantir que escolham o seguro mais adequado às suas necessidades financeiras, a Youse compilou algumas dicas úteis para a contratação.
- Entenda a sua rotina e uso do carro
Entender qual a forma de utilização do veículo é um dos primeiros passos para realizar a contratação do seguro. Isso vai ajudar na escolha do melhor plano, coberturas oferecidas e preço que mais se adequa ao seu bolso.
“A finalidade para qual você utiliza o seu veículo é determinante para a escolha das assistências e coberturas. Veículos usados para atividades profissionais costumam circular mais do que os carros particulares e são expostos a riscos diferentes que precisam ser levados em consideração”, explica Nícolas Ferrara, gerente de produtos da Youse. “Já para clientes que irão fazer uma viagem mais longa, por exemplo, no fim de semana ou feriado, a inclusão de um guincho com quilometragem ilimitada é um fator importante na escolha”, complementa.
Para facilitar a experiência dos clientes, na Youse é possível personalizar o seguro conforme o momento de vida e as necessidades individuais, escolhendo apenas as coberturas e assistências essenciais para o dia a dia. O cliente pode acompanhar o valor do seguro à medida que adiciona as coberturas e assistências através do aplicativo ou do site da Youse. Além disso, há a opção de contatar diretamente a equipe de suporte via chat ou telefone, onde é possível esclarecer dúvidas e receber auxílio na seleção do seguro adequado.
- Defina os valores de franquia com base no seu perfil condutor
Algumas coberturas exigem a definição prévia de um valor fixo, no qual você precisará desembolsar caso ocorra algum dano parcial ao veículo, como para colisões ou outros tipos de batida. Conhecido como “valor de franquia”, esse montante é a participação que todo segurado terá que arcar nos prejuízos de um acidente. Na prática, se o conserto ficou em R$10 mil e o valor de franquia definido pelo cliente foi de R$1 mil, a seguradora vai bancar R$9 mil do valor total e você precisará desembolsar o restante combinado direto à oficina.
Quanto maior o valor de franquia, menor o preço do seguro, já que ela indica participação do cliente no pagamento do acionamento. Porém, existem variáveis que precisam ser consideradas de acordo com o perfil do condutor, alerta Nícolas. “O motorista que roda bastante tem mais chances de se envolver em acidentes e consequentemente de acionar o seguro. Para esse perfil, compensa mais pagar um valor mais alto do contrato para não desembolsar um preço alto de franquia, se necessário”, exemplifica. “Já o motorista que circula pouco com o carro e tem um perfil condutor mais consciente no trânsito não compensa financeiramente pagar um valor mais alto no seguro, então vale definir um valor médio de franquia”, complementa Ferrara.
Como dica, o executivo cita que, para pequenos danos, a seguradora oferece a assistência chamada “Reparos na Lataria”, para custos até mil reais.
- Defina a forma de pagamento mais vantajosa para seu bolso
É sempre importante que o cliente tenha em vista as premissas de sua condição financeira e entenda quais são as opções disponíveis para pagamento do seguro. Com a personalização, torna-se viável contratar somente os serviços necessários para a situação específica do cliente, resultando em ofertas mais acessíveis. “Na Youse, sempre que escolhe uma cobertura ou assistência, o cliente visualiza o preço em tempo real. Dessa forma, ele fica ciente do valor de cada uma de suas escolhas e pode utilizar dessa vantagem para definir o preço final da sua apólice”, explica Ferrara.
- Sem segurês
Franquia, prêmio e sinistro são termos do seguro que nem sempre são compreendidos pelos clientes, em especial, quem está contratando o serviço pela primeira vez.
Para facilitar o entendimento do cliente e oferecer mais transparência sobre o que está sendo contratado, a Youse tem como premissa uma comunicação simples, fácil e sem segurês. Isso significa que os clientes podem contar com uma linguagem acessível e compreensível do que está sendo contratado, facilitando a compreensão de todos os aspectos do contrato de seguro.
Com a Youse, o pagamento do seguro pode ser feito mês a mês em um formato de assinatura mensal via cartão de crédito. Além disso, há opção de cobrança à vista, inclusive via PIX, modalidade de pagamento em que a insurtech foi a primeira do setor a aderir.
A forma como o pagamento do seguro será realizado constitui a última etapa do processo de contratação digital por parte do cliente. Além disso, é recomendável que o cliente leve em consideração outros aspectos relevantes ao fechar o seguro, como o procedimento de vistoria, se é realizado de forma online; a aplicação da classe de bônus, caso o cliente já possua histórico de seguros anteriores; bem como as vantagens oferecidas pela seguradora, tais como programas de benefícios e bonificações, entre outros pontos a serem considerados.